OUÇA AO VIVO

CRIXÁS – 100,9 FM

Conheça CRIXÁS – 100,9 FM

Crixás é um município brasileiro do estado de Goiás. Sua economia é baseada na agropecuária e na extração de minérios, dos quais se destaca o ouro. Contém também, de acordo com estatística dos institutos de mineração, Crixás é um dos municípios de maior produção de ouro da América do Sul.

A fundação de Crixás está ligada às descobertas dos garimpos de ouro no Brasil no século XVIII, tendo como seu descobridor o Bandeirante Manoel Rodrigues Thomaz.

A região era habitada pelos índios “Kirirás” ou ‘kuruchás”, cuja tradução do tupi: CRIXÁS – deu origem à denominação dos dois grandes rios e da povoação nascente. A fundação do povoado é atribuída ao bandeirante Manoel Rodrigues Tomás, companheiro de Bartolomeu, no período de 1726 a 1734, com a denominação de Nossa Senhora da Conceição, mais tarde Crixás. Segundo outra corrente histórica, foi o sertanista Domingos Pires o fundador da povoação de CRIXÁS, em 1734, elevada a “arraial” em 1740. Em janeiro de 1755, o arraial de Crixás foi elevado a paróquia, condição em que permaneceu por quase dois séculos, tornando-se sede da vila transferida de Pilar, a cujo distrito pertencia. Pelo Decreto-Lei Estadual nº 557, de 30 de março de 1938, o Distrito de Crixás perdeu para o de Pilar as prerrogativas de sede municipal. Pela Lei Estadual nº 850, de 30 de outubro de 1953, criou-se o Município de Crixás, instalado oficialmente em 1 de janeiro de 1954.

No auge da exploração aurífera, integrou-se na história de Crixás o geólogo Albrecht Pedro Dietz, “o Alemão”, descobridor das famosas minas de ouro “chapéu de Sol”, e “Venâncio”, em terras posteriormente adquiridas por uma Companhia Inglesa, cuja exploração durou até 1923, quando os ingleses evadiram-se com todo o ouro fundido, em virtude de revolta no garimpo. O Primeiro Prefeito de Crixás foi João Ferreira de Faria, filho do Coronel Prudêncio Ferreira, nomeado por Pedro Ludovico Teixeira, que detinha grande influência no Estado de Goiás. O Primeiro Prefeito eleito foi André Ferreira de Carvalho. Crixás destaca-se, como um dos maiores produtores de ouro do País. O rebanho bovino também tem destaque nacional.

Fundação
30 de outubro de 1953

Gentílico
crixaense

Municípios limítrofes
Santa Terezinha de Goiás, Uirapuru, Nova Crixás, Mozarlândia, Nova América, Guarinos, Pilar de Goiás

População
20.240 habitantes

Visite-nos

Contatos

Baixe agora nosso APP

Ouça a rádio ao vivo, participe das nossas promoções e mande o seu alô!