CRISTALINA – 95,7 FM

Cristalina é um município brasileiro do estado de Goiás. O município faz parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. Por volta do século XVIII no auge da expansão da mineração pelo interior da Capitania de Goiás que na época pertencia ao estado de São Paulo, as bandeiras vindas da capital paulista chegaram em uma grande serra onde encontraram imensa quantidade de cristais de rocha de todos os tipos e tamanhos espalhados pelo chão e deram à região o nome de Serra dos Cristais.

No ano de 1879, dois franceses, Etienne Lepesqueur e Léon Laboissière, vindos da cidade vizinha de Rio Bom, hoje Paracatu, enviaram amostras de cristais para Paris na França, onde foram vendidas por bom preço. Em 1880, a dupla de franceses fixou residência na Serra dos Cristais, dando-lhe o nome de São Sebastião da Serra dos Cristais, no local conhecido como Serra Velha, iniciando assim a exploração do garimpo na região. Algum tempo depois chegou outro francês, Emile Levy, que construiu a primeira casa em 1883, localizada na margem esquerda do Córrego Almocafre, fixando sua residência. A partir de 1884, fixaram-se na região pessoas das mais variadas localidades, vindo a contribuir para o desenvolvimento da localidade.

Para tentar devolver a tranquilidade à região, em 1901, Marciano Aguiar, Nicolau Batista de Oliveira, Plácido de Paiva e outros foram pedir ao governo estadual que elevasse o Arraial de São Sebastião da Serra dos Cristais a categoria de distrito de Santa Luzia de Goiás, hoje Luziânia, o que de fato aconteceu pela Lei Estadual n° 15, de 12 de outubro de 1901, com o novo distrito passando a se chamar São Sebastião dos Cristais. Em 15 de janeiro de 1917, Marciano Aguiar, Nicolau Batista de Oliveira, Jovino de Paiva, João José Taveira, Gustavo Edinger e outros conseguiram a elevação do distrito à categoria de vila, anexada ao município de Santa Luzia (hoje Luziânia), e em julho do mesmo ano, pela Lei Estadual nº 533, a vila foi elevada a município autônomo, desmembrando-se de Santa Luzia.

Em 16 de julho de 1917, foi oficialmente instalado o município de São Sebastião dos Cristais, com um grande número de pessoas vindas da cidade de Paracatu. Em 31 de março de 1918, pela Lei Estadual nº 577, o nome São Sebastião dos Cristais foi mudado para Cristalina, sendo este último conservado até hoje.

Aniversário
18 de Julho

Fundação
12 de outubro de 1901

Emancipação
18 de julho de 1916

Gentílico
cristalinense

Padroeiro(a)
São Sebastião

Municípios limítrofes
Ipameri, Luziânia, Cidade Ocidental, São Sebastião (DF), Paranoá (DF), Cabeceira Grande (MG), Unaí (MG) e Paracatu (MG)

População
58.997 habitantes

Nosso time de Locutores

Conheça nosso incrível time de locutores.

Nosso time de Locutores

Conheça nosso incrível time de locutores.

Luiz Carlos Pimenta

Café com Leite, em toda a Rede

 

4h às 8h

Nélio Rodrigues

Show da Cidade e as Mais Mais 1ª edição, em toda a Rede

8h às 12h

Helder Naasson

Falando de Amor e Agitação, em toda a Rede

 

12h às 16h

Higor Alves

8 Horas de Amor, Balada na Serra Dourada e Sunday Night SD, em toda a Rede

16h às 19h

Uesllei Alves

Show da Cidade e as Mais Mais 1ª edição, em São Miguel do Araguaia

 

8h às 12h

Elias Júnior

Tocando Sucesso, As Mais Mais 2ª edição, Boteco, As 20 Mais da Semana, em São Miguel do Araguaia

14h às 19h

Emerson Santos

Falando de Amor; Tocando Sucesso; As Mais Mais 2ª edição; Boteco; As 20 Mais da Semana, em Cristalina

14h às 19h

Novidades e
Conteúdo exclusivo

Assine nossa lista de e-mail e acompanhe as novidades na Rede.