Ouça ao vivo Carregando... NO AR

Está tocando:

  • Carregando...
  • Carregando...

Conecte-se

62 98480-8453Telefone

Locutores

Informações

São Miguel do Araguaia é um município brasileiro do estado de Goiás (noroeste goiano). Sua população estimada em 2014 era de 31.652 habitantes. A região onde foi fundada a cidade de São Miguel do Araguaia começou a ser povoada em 1952. Na época o povoado era chamado pelos viajantes de "Povoado da Ponta da Linha", pois era ali o fim da estrada até o momento.

As terras férteis banhadas pelo Rio Araguaia atraíram colonos de várias partes do país, principalmente de Minas Gerais, levando o estado a lotear as terras ainda sem donos na região. Isso resultou no aumento da produção agrícola e no desenvolvimento acelerado da região. Só em 14 de novembro de 1958, através da lei estadual de nº 2137, o povoado foi reconhecido pelo estado como município e denominado oficialmente São Miguel do Araguaia. A cidade ganhou o nome atual em louvor a São Miguel Arcanjo, padroeiro do município, incorporando o Rio Araguaia pela sua proximidade. Cortado pelas rodovias BR 080 , GO-164 e GO-244, o município de São Miguel do Araguaia está localizado a 483 quilômetros de Goiânia, a capital do Estado e a 50 Km de Luiz Alves do Araguaia (Rio Araguaia).

É o ponto de acesso à ilha do bananal, maior ilha fluvial do mundo. São Miguel do Araguaia vive da agricultura, pecuária, turismo e comércio. O município oferece através da Universidade Estadual de Goiás6 cursos universitários de Licenciatura Plena em Pedagogia e Letras. A Praça Ovídio Martins é a principal praça de São Miguel do Araguaia, também chamada de Praça Central da cidade.

Fundação
14 de novembro de 1958.

 

 

Gentílico
São-miguelense.

Municípios limítrofes
Araguaçu, Bonópolis, Cocalinho, Formoso do Araguaia, Mundo Novo, Nova Crixás, Novo Planalto e Sandolândia.

Contato

Confira o formulário a baixo.

http://www.redeserradourada.com.br/