Ouça ao vivo Carregando... NO AR

Está tocando:

  • Carregando...
  • Carregando...

Conecte-se

62 98480-8453Telefone

Locutores

Informações

A história de Montividiu data do início do século XX quando Goiás ainda estava sendo desbravado pelos pioneiros. Quando no século XIX o imperador D. Pedro II quis que o planalto central brasileiro fosse povoado, diversas medidas de incentivo foram tomadas para que pessoas pudessem vir habitar e trabalhar na lavoura e criação de gado. O sudoeste de Goiás passou a receber então pessoas oriundas de diversas regiões do país, atraídas pelos incentivos dados pelo imperador, como: isenção de impostos por 10 anos e doações de terras para a formação de fazendas. Daí o início de vários arraiais e, posteriormente, cidades.

A família Peres já habitava na região do chapadão há muitos anos, quando um novo membro da família chegou ao local. Carlos Barromeu Peres, logo que chegou, adquiriu uma fazenda para se instalar na região. A Fazenda da Tapera era um reduto de oração não só dos Peres como dos fazendeiros do local. A devoção à Nossa Senhora D' Abadia crescia cada vez que os moradores se reuniam para rezar e pedir que a santa os protegesse dos ataques indígenas constantes na região. Desde então, Nossa Senhora D'Abadia se tornou a padroeira do local. 

Em 4 de outubro de 1907 o povoado foi elevado à condição de Distrito, pertencente ao município de Rio Verde. Naquela época o distrito começava a se despontar pela sua posição geográfica estratégica. Viajantes de diversas cidades passavam por Montividiu e ali pernoitavam antes de seguirem viagem. Durante as várias décadas em que Montividiu pertenceu a Rio Verde foi notada a pujança da região e suas riquezas. Mas era necessário muito mais para que o distrito tivesse o seu crescimento consolidado, até que em 30 de Dezembro de 1.987 aconteceu a emancipação do município de Montividiu. Em 1º de Janeiro de 1.989 houve a instalação do município de Montividiu, com a posse da primeira Administração Municipal (1989-1992) e da Câmara Municipal composta de novos vereadores. A partir de sua emancipação Montividiu não parou mais de crescer. 

Emancipação
30 de dezembro de 1987

Gentílico
Montividiuense

Contato

Confira o formulário a baixo.

http://www.redeserradourada.com.br/