Ouça ao vivo Carregando... NO AR

Está tocando:

  • Carregando...
  • Carregando...

Conecte-se

62 98480-8453Telefone

Locutores

Informações

O Município de Minaçu, localizado no extremo norte do estado de Goiás teve sua emancipação política em 1976 pela lei 8.085. A ocupação da área onde está situado o município de Minaçu está vinculada à pecuária e iniciou-se no final da década de 1950. A base econômica do município de Minaçu é a indústria, dando destaque para as empresas de energia elétrica, barragem da Usina de Serra da Mesa (Furnas (empresa)) e a de Usina de Cana Brava, que fica no município, produz energia para abastecer várias cidades, isso contribui para que arrecadação de impostos no município, estado e governo federal seja importante para a economia. A população estimada pelo IBGE em 2010 era de 31.149 habitantes.

A base econômica do município de Minaçu é a indústria, dando destaque para as empresas de energia elétrica, barragem da Usina de Serra da Mesa (Furnas (empresa)) e a de Usina de Cana Brava, que fica no município, produz energia para abastecer várias cidades, isso contribui para que arrecadação de impostos no município, estado e governo federal seja importante para a economia.

A segunda maior potência econômica de Minaçu está voltada para a Sama - mineração de amianto Ltda, que contribui com uma boa fatia na arrecadação do ICMS. A mina de Cana Brava ao norte do estado de Goiás. Está localizada na margem esquerda do Rio Tocantins, ocupando uma área total de 45 quilômetros quadrados. A área de concessão estadual abrange 4.500 ha, sendo que deste total, aproximadamente, 20% são destinados à Mineração, 10% ao reflorestamento e 70% representa a reserva natural de vegetação nativa. O amianto tornou Minaçu um dos municípios mais ricos do Estado de Goiás.

O parque industrial da Sama tem capacidade para produzir 10% de toda a fibra de amianto crisotila comercializada no mundo. É a maior mina do Brasil e a terceira do mundo, perdendo apenas para a Rússia e o Canadá. Apesar de sua proibição em diversos países do mundo, por seus riscos à saúde pública, a matéria-prima oriunda da exploração é usada na construção de telhas, caixas d'água, pastilhas de freios, divisórias e outros.

 

Aniversário
14 de maio.

Fundação
1976.

Gentílico
Minaçuense.
 
Municípios limítrofes
Campinaçu, Cavalcante, Colinas do Sul, Campinorte, Trombas, Montividiu do Norte, Palmerópolis e Paranã.

Contato

Confira o formulário a baixo.

http://www.redeserradourada.com.br/